O Espetáculo O Príncipe da Dinamarca em Outubro no Teatro Alfa

O premiado diretor e adaptador Angelo Brandini e sua companhia Vagalum Tum Tum estão de volta ao universo shakesperiano. Depois de transformar Rei Lear em “O Bobo do Rei” e “Othelo” em “Othelito” – ambas montagens vencedoras de vários prêmios da crítica especializada – é a vez de “Hamlet”, um dos maiores clássicos de Shakespeare ganhar os palcos em sua versão Infanto Juvenil com “O Príncipe da Dinamarca”. O espetáculo, dirigido e adaptado por Brandini, estreia dia 1 de outubro, no Teatro Alfa B, inaugurando um novo horário, às 19h.

 

Adaptação – Perguntado sobre qual a maior dificuldade para adaptar esse texto denso para o universo infantil, Angelo explica que “é a mesma para qualquer adaptação dos textos clássicos e principalmente os de Shakespeare: manter a essência do original e ao mesmo tempo torná-la interessante às crianças e jovens”.

 

Para dar conta desse desafio, o adaptar se valeu de um recurso inusitado. ”O Príncipe da Dinamarca” tem início em um cemitério abandonado, onde dois divertidos coveiros desenterram antigos personagens de Hamlet, que agora se transformaram em engraçadas caveirinhas. A partir daí eles decidem reviver a historia do príncipe Hamlet cujo pai, o rei da Dinamarca, havia morrido de forma misteriosa, deixando o trono nas mãos do ambicioso Claudio.

 

Sobre a presença da morte em uma adaptação infantil, Angelo Brandini enfatiza que “mesmo nas montagens para crianças, não devemos negar a morte, pelo contrário, devemos escancará-la até ao ponto em que passe a ser o que há de normal dentro daquele contexto. No caso de Hamlet, a saída foi começar a história pelo que viria depois do final no original, ou seja, todos já estão mortos e enterrados e a história é revivida pelas caveirinhas dos personagens, que cantam, dançam, representam e são figuras bastante divertidas.”

 

Palhaço – Como em todas as montagens de Brandini – que é dos Doutores da Alegria desde 1994 e atualmente coordena o núcleo artístico da organização – “O Príncipe da Dinamarca” é ancorada na linguagem do palhaço. Vale ressaltar que o espetáculo tem direção musical de Fernando Escrich, figurinos de Christiane Galvan, cenários de Angelo Brandini e Bira Nogueira e iluminação de Lígia Chaim. No elenco estão: Anderson Spada, Christiane Galvan, Davi Taiu, Erickson Almeida, Tereza Gontijo e Val Pires.

 

Tudo começa numa noite escura, quando dois coveiros são surpreendidos pelas as caveirinhas dos personagens de Hamlet, que decidem elas mesmas representarem a história de Shakespeare.

 

O então príncipe da Dinamarca recebe a visita do fantasma de seu pai, que conta a verdade sobre sua morte: ele havia sido assassinado por Claudio e faz com que Hamlet prometa que vingara sua morte.

 

Para dar cabo ao seu plano de vingança, Hamlet finge-se de louco, mas ainda tem dúvida se deve ou não acreditar nas palavras do fantasma. Para ter certeza, pede a um grupo de atores que represente para Claudio a história contada pelo fantasma. A reação perturbada de Claudio denuncia sua culpa e Hamlet agora sabe que o fantasma disse a verdade.

 

Claudio fica sabendo que Hamlet sabe de tudo e planeja acabar com Hamlet antes que Hamlet acabe com ele. Ele trama a ruína de Hamlet por meio de intrigas e estratagemas que causam a morte de Ofélia, namorada de Hamlet e de seu pai Polônio.

 

Claudio convence Laertes, irmão de Ofélia, a vingar a morte de seu pai e de sua Irma, desafiando Hamlet para um duelo de brincadeirinha, mas envenena a espada de Laertes que acaba por ferir mortalmente Hamlet. Laertes também e ferido pela própria espada e arrependido conta a Hamlet o plano de Claudio que também e ferido pela espada envenenada e todos se transformam em caveirinhas.

 

::: Serviço :::

O PRÍNCIPE DA DINAMARCA

Datas

De 01 de Outubro a 27 de Novembro.

Horários

Sábados e domingos, 19h.

Duração 55 minutos

Ingresso

Crianças = R$ 12,00

Adultos = R$ 24,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *