Renato Imbroisi apresenta a mostra “DESENHO DE FIBRA” no museu A CASA

A CASA museu do objeto brasileiro apresenta a exposição Desenho de Fibra do designer  Renato Imbroisi, com uma retrospectiva de 25 anos de trabalho dedicado ao universo têxtil. Na ocasião serão destacadas cinco regiões do Brasil, focando suas técnicas básicas: tecelagem, rendas,  cestarias, bordado e crochê, onde cada peça será representada na mostra que acontece de 1 de setembro a 18 de novembro de 2011.

 

Esta exposição é baseada no conteúdo do livro “Desenho de Fibra – Artesanato Têxtil no Brasil”, escrito por Maria Emilia Kubrusly e Renato Imbroisi, lançado pela editora Senac em 2011. Apresenta um resumo da trajetória do designer Renato Imbroisi em 30 projetos de criação.

 

A exposição “Desenho de Fibra” traz um resumo da trajetória de Renato Imbroisi e a descrição de como desenvolveu, um método de trabalho conjunto com artesãos têxteis. Dos 140 projetos em que já trabalhou no Brasil, foram selecionados cerca de 35 peças, por serem exemplos de parcerias bem sucedidas entre o designer e os artesãos que deram continuidade à produção com profissionalismo, chegando, em muitos casos, a constituir empresas, formar associações, exportar e conquistar autossuficiência criativa, comercial e financeira.

 

O resultado de todo este processo é revelado aqui numa seleção de peças representativas, utilizando técnicas de tecelagem, bordado, crochê, costura e rendas. Uma rara oportunidade de conhecer o trabalho deste importante designer brasileiro.

 

QUEM É RENATO IMBROISI

 

Renato Imbroisi é tecelão e designer. Desenvolve peças de artesanato com design desde 1987; a partir de 1996, atua também como consultor, diretor de projetos e parceiro de artesãos no desenvolvimento e na criação de novos produtos, resgatando técnicas, tradições e evidenciando a identidade cultural local. Trabalha em todas as regiões do Brasil, em Moçambique, São Tomé e Príncipe, e já atuou no Japão e na Itália.

 

::: Serviço :::

Exposição DESENHO DE FIBRA de Renato Imbroisi

Abertura: 1 de setembro das 19h30 às 22h30

Visitação: de 2 de setembro a 18 de novembro de 2011

De seg a sexta das 10h às 19h

A CASA museu do objeto brasileiro | Rua Cunha Gago, 807 | São Paulo SP

Telefone: + 55 11 3814-9711

E-mail: acasa@acasa.org.br

Site: www.acasa.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *