CCBB Rio apresenta série de encontros sobre Filosofia e Rock

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 20 agosto, 2011 04:28

CCBB Rio apresenta série de encontros sobre Filosofia e Rock

Filosofia do Rock é o nome da série de apresentações que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá até novembro, a partir das 18h30, com entrada gratuita. A intenção é buscar um diálogo entre o rock e a filosofia traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as principais correntes filosóficas do século XX.

 

Para o quarto encontro, dia 24 de agosto, a filósofa Marcia Tiburi receberá Elisa Gargiulo, guitarrista e vocalista da banda feminista de hardcore Dominatrix.  Elas falarão sobre o papel das mulheres no mundo do rock – Janis Joplin, Patti Smith e Nina Hagen, entre outras – e sobre o significado do rock como expressão também das mulheres.

 

Mestre e Doutora em Filosofia, Marcia Tiburi está à frente dos debates que fazem a plateia refletir sobre as questões antropológicas e históricas que definem o rock como fenômeno cultural e reflexivo.

 

“A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer”, informa Marcia Tiburi.

 

Marcia diz ainda que o objetivo é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude.

 

A série de debates vem sendo realizada no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos podem ser retiradas com uma hora de antecedência na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

 

 

::: Serviço :::

Evento: Filosofia do Rock

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
4º Debate: As mulheres na história do rock

Debatedores: Marcia Tiburi e Elisa Gargiulo


Data: 24/08/2011 – quarta-feira

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Auditório – 4º andar

Capacidade: 80 lugares

Duração: 120 min

Classificação indicativa: Livre

Informações: (21) 3808-2020

www.bb.com.br/cultura

http://twitter.com/CCBB_RJ

ENTRADA GRATUITA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CICLO

 

Dia 24/08 – ELISA GARGIULO

As mulheres na história do Rock – As mulheres não participam da história política, da arte ou da história do conhecimento senão como sujeitos esquecidos ou dominados. A história do rock tem poucas representantes do gênero. O nascimento do rock é contemporâneo da intensificação do feminismo na segunda metade do século XX, a partir da reflexão de Simone de Beauvoir. A ausência e a chegada das mulheres ao rock e do rock às mulheres é uma questão tensa. Embora autorizadas pela contracultura, as mulheres raramente ocuparam o espaço de expressão musical popular que foi o rock. De Janis Joplin, Patti Smith e Nina Hagen as bandas de mulheres da virada do século nos fazem questionar os motivos desta presença quase rara.

 

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 20 agosto, 2011 04:28


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook