Edifício Planalto, no centro da capital, é a inspiração da nova exposição do fotógrafo ensaísta Gal Oppido

”Edifício Planalto e o vizinho fotógrafo” é a mais nova exposição de Gal Oppido que abre no próximo dia 01 de setembro no Up Arte espaço cultural do próprio edifício. Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 2002, o Edifício Planalto é constantemente cenário de filmagens e produções. O prédio foi projetado e construído na década de 50 pelo polêmico e intenso Artacho Jurado, autor de inúmeras obras em São Paulo, sendo algumas objeto de matéria na renomada Wallpaper. No ano de 2010, Fernando Durão cria o Up Art Espaço Cultural.

 

No total são 30 imagens captadas em câmeras 4×5, eletrônica e via celular/instagram, além de uma série de desenhos realizados pelo autor. Arquiteto de formação, o paulistano Gal Oppido divide com ensaios sobre o corpo e desenhos, obras que são leituras sobre as cidades. Sua primeira foto publicada internacionalmente pela revista francesa Zoom (1986), é justamente uma imagem que estará presente na exposição.

 

TEXTO DO ARTISTA

 

Artacho Jurado me lembra os sambas-de-breque que Moreira da Silva cantava, onde percorria vários ambientes dentro de uma canção a beira de um colapso. Em anos de edifícios introspectivos e/ou carregados dos novos conteúdos que a arquitetura nativa expunha, Artacho promove uma festa de arromba pancromática, totem-hortências, confeitos gigantes que brotavam na floresta concreta paulistana, misturando Frank Sinatra com Cidade Ocian, Las Vegas com Pampulha e chiclete com banana. Se Carmen Miranda, mirando essas peças arquitetônicas, exclamasse um “wow” vital, estaria jurando que Artacho enfim traduzia o vestuário da urbanidade brasileira.

 

A leitura que o desenhador traduziu, produzindo curtos-circuitos entre aqui e acolá, resultou em instalações de moradias alegóricas bravamente funcionais. Sua origem aninhada dentro de uma família anarquista espanhola, nos faz entender Gaudís e Dalís, mestres em achar exceções às regras.

 

Como captador de imagens, o “Edifício Planalto” junto com o “Viadutos” formam cenário familiar para meus olhos que vivem entre os dois desde 1974.

 

Como residente em projeto de Eduardo Kneese de Melo, arquiteto emblemático da nova arquitetura vertical paulista, apreendi a diversidade divertida desta cidade que de caos não tem nada; tem tudo.

 

::: Serviço :::

Inauguração:
01 de setembro, quinta-feira, às 19h
período de exposição:
02 de setembro a 13 de novembro de 2011

Local:

UP ART
Espaço Cultural Condomínio Planalto
endereço:
Rua Maria Paula, 279, Bela Vista
horários:
segunda à segunda: das 07h às 22h

 

Ficha técnica:

Curadores:
Fernando Durão
tel. 11 – 8198 0486 – 8029 0114
fernandodurao@terra.com.br

 

Assessoria da Curadoria: Dalva Bertelli
tel. 11 – 8029 0112 – dalvabertelli@terra.com.br

 

UP ART

upart@terra.com.br
www.upart.art.br
www.culturalupart.blogspot.com

 

GAL OPPIDO

São Paulo – Brasil 1952
gal@galoppido.com.br
www.galoppido.com.br
tel 11 – 3846 0919

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *