Exposição Mulheres Africanas de volta a São Paulo

A beleza, sabedoria e força de mulheres de diferentes países da África estão reveladas na exposição Mulheres Africanas da artista plástica Surama Caggiano que traz mais uma vez suas retratações femininas em obras de tamanho natural – entre 1,87 e 1,97 metros, complementando a exposição agora com novas obras também em painéis, novas cores e formas.

 

A mostra que já foi exposta em 2010 no Tu Mercado de Arte, Funarte e abriu o Novembro Negro em Salvador tem como objetivo estimular o reconhecimento e a identificação do povo brasileiro com suas origens africanas; fomentar a reflexão sobre o papel da mulher no mundo e na sociedade, principalmente, a mulher negra; valorizar a cultura e a arte afro-brasileira; incentivar o interesse pelo continente africano.

 

As obras são mosaicadas com a aplicação de CDs inutilizados, as cores adquiridas com a colagem de papéis de revistas e jornais substituindo o mosaico tradicional.
A herança da cultura africana é mais um componente desta mostra que traz estampada, em cada obra, a simbologia da memória, música, dança, culinária e religião, entre outros símbolos que traduzem a postura da mulher africana, como as cores vibrantes em seus trajes e acessórios.

 

A mostra também traz na abertura o texto do poeta baiano Fernando Coelho que elucida o significado das palavras Mulheres Africanas, escrito especialmente para a esta exposição.

 

Este ano quando comemoramos o ano dos afro-descendentes, não podemos ficar sem homenagear estas guerreiras mulheres, que são o espelho de nossa força e esperança para um mundo mais digno e justo, que todas as mulheres, possam ver um pouco de si mesmas em cada obra.

 

::: Serviço :::

De 04 de agosto a 04 de setembro de 2011.
Local – Reciclamundo
Rua Canário, 1.292 – Moema – São Paulo / SP
Tel. 011 5093 4326
www.reciclamundo.com.br

 

Abertura – Dia 04 de Agosto de 2011 á partir das 14h00.

Vernissage – Á partir das 19h00 coquetel e a participação dos convidados:

Ivan Poli – professor e escritor – autor do livro Antropologia dos Orixás
Grupo de dança – Luciane Ramos e Coletivo Diasporos das Artes
Exposição do documentário “Mulheres Africanas” de Eliza Capai
Grupo Musical – Shandala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *