X-Sampa: projeto multiartístico realiza intercâmbio cultural entre São Paulo e Buenos Aires

Conectar os dois principais pólos culturais da América Latina – Buenos Aires e São Paulo – através da música e das artes gráficas: esse é o objetivo do projeto X-Sampa, idealizado pelo estúdio SOPA Grafix. Encabeçada pelos artistas plásticos e músicos Bruno Mestriner e Yuri Garfunkel, a iniciativa consiste em retratar as paisagens das duas metrópoles a partir da interpretação das obras de célebres compositores enraizados na vida urbana de cada uma delas.

 

O processo da dupla decodifica as músicas em imagem – através de ilustrações artísticas que narram a odisséia do personagem Sopa, formando um HQ em larga escala – e depois retorna à linguagem original, com a execução da trilha sonora composta para acompanhar os quadros.

 

Bruno e Yuri partem da terra da garoa para a capital argentina em 13 de junho deste ano, numa viagem de quatro dias feita em um carro pintado pelo próprio SOPA Grafix. “Queremos gerar curiosidade durante o nosso trajeto, enquanto isso nos conectamos com novas paisagens e experiências”, explica Bruno Mestriner. Na bagagem, segue a fase paulista da mostra, com os paineis e telas criados a partir das letras de Adoniram Barbosa, Mutantes, Racionais MC’s, Tom Zé, Ratos do Porão, Itamar Assumpção, entre outros.

 

Ao chegar a Buenos Aires, os artistas fixam residência nos ateliês da Associação Civil e Cultural “El Conventillo Verde”, localizada no tradicional e boêmio bairro de La Boca. Durante um mês, enquanto a primeira parte da exposição é apresentada ao público argentino, na galeria da Associação, a dupla aprofunda seu conhecimento sobre a cena urbana da cidade, através de pesquisas em fontes históricas e convivência com artistas locais.

 

De Buenos Aires para São Paulo

 

Ao final de julho, o SOPA embarca no furgão, retornando a São Paulo, trazendo na bagagem os rascunhos para os novos quadros, que, somados aos anteriores, irão compor as 20 páginas da enorme história em quadrinhos que ocupa cerca de 100m². “A expectativa é encontrar lá fora uma paisagem urbana mais ligada à cultura erudita, mas o resultado do trabalho será uma surpresa até para nós mesmos. Quando voltarmos a São Paulo, ficaremos mais um mês em estúdio digerindo o material e, só então, teremos o resultado final do processo” conta Yuri Garfunkel.

 

Os novos quadros têm como referência o universo musical e os hábitos urbanos da população portenha. Somadas à primeira série, que teve como pano de fundo o cenário paulistano, formam a coletânea que discorre sobre as particularidades e semelhanças artístico-sociais entre ambas as metrópoles, com a narrativa fictícia do personagem Sopa.

 

A mostra é inteiramente acompanhada pela trilha sonora composta a partir dos quadros que formam a HQ, gravada e executada ao vivo pela dupla em parceria com músicos regionais. A programação também contempla shows com banda ao vivo, sendo que, para São Paulo, seis apresentações estão previstas.

 

O resultado do X-Sampa é o intercâmbio multisensorial oferecido ao público, que, da mesma forma que os artistas, imerge na riqueza cultural atemporal que emana dos dois grandes pólos. A abertura da exposição na capital paulista está marcada para o dia 16 de setembro, e a sede ainda está sob a análise do SOPA Grafix.

 

::: Serviço :::

Saída de São Paulo: 13/06
Abertura da exposição na Argentina: 24/06
Encerramento da exposição na Argentina: 17/07
Chegada a São Paulo: 24/07
Abertura da exposição em São Paulo: 16/09

Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, (Governo do Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura)
Patrocínio: Meias LUPO do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *