Eduardo Moscovis reestreia ‘O Livro’ no Teatro Sergio Porto

Depois de colher elogios em sua estreia na cidade e em apresentações no Festival de Curitiba, Eduardo Moscovis retoma o espetáculo ‘O Livro’ em curta temporada no Espaço Sergio Porto, de 1 a 31 de julho. A montagem é o segundo fruto da parceria do ator com a diretora Christiane Jatahy após o elogiado ‘Corte Seco’ (2009).

 

Ambos trabalham pela primeira vez com um texto de Newton Moreno, premiado autor de ‘As Centenárias’, ‘Maria do Caritó’, ‘Agreste’ e ‘A Memória da Cana’. Em cena, o ator vive um homem que recebe um livro do seu pai com a notícia que irá ficar cego.

 

O desejo de montar o texto era uma idéia antiga de Moscovis. Ele e Newton Moreno decidiram juntos chamar Christiane Jatahy para a direção. Na época, ela estava envolvida em uma trilogia para o teatro e então convidou o ator para participar de ‘Corte Seco’, terceira montagem da série em questão, para logo em seguida encenarem ‘O Livro’. O encontro de ator e diretora ao longo de um ano de temporadas e ensaios estreitou e aprofundou o encontro artístico dos dois para a construção do monólogo.

 

Na concepção de Christiane, o homem e o ator caminham juntos no percurso transformador da luz para a escuridão e da escuridão para a luz. ‘É sobre a luz e a escuridão, sobre ver e não ver, ler e cegar, cegar para ver. Nosso ‘livro-montagem’ é também sobre dois percursos que se encontram: o do ator que recebe o texto de ‘O Livro’ e o enfrenta e sobre o homem que recebe ‘O Livro’ do pai e o afronta’, conceitua a diretora. ‘Enquanto o homem cega, o ator cria’, diz.

 

O cenário, também assinado por Christiane, é uma grande bobina de papel, que se desenrola e cobre todo o palco, o transformando em um livro impresso.

 

O Livro’ estreou em outubro de 2010 no Espaço Sesc, em Copacabana, para uma temporada de apenas quatro semanas, quando teve todos os ingressos esgotados em apenas sete dias. Em março de 2011, viajou para o Festival de Curitiba, onde foi considerada uma das melhores peças apresentadas no evento. Em maio, foi mostrada no Festival do Sesc em Porto Alegre e finalmente volta para o Rio, a convite do Teatro Sergio Porto e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

::: Serviço :::

O LIVRO

Monólogo com Eduardo Moscovis

Texto: Newton Moreno

Direção e cenário: Christiane Jatahy

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Trilha Sonora: Rodrigo Marçal

Produção Executiva –Tatiana Garcias.

Realização – Eduardo Moscovis – Grega Produções

 

Temporada de 1 a 31 de julho

Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 20h.

Ingressos a R$ 30

Espaço Cultural Municipal Sergio Porto

Rua Humaitá 163 – Rio de Janeiro

Classificação indicativa: 12 anos

Lotação: 98 pessoas

Duração: 45 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *