Lupaluna – Festival em Curitiba reúne Música,Diversão e Proteção à Natureza

O Lupaluna, maior festival de música do Paraná, será realizado nos dias 13 e 14 de maio, no BioParque, numa mega estrutura montada em uma área de 52 mil m2 em meio à natureza, com seis lagos e área de mata preservada. Desde que foi lançado, em 2008, o Lupaluna agrega música e diversão com a conscientização ambiental, um dos diferenciais do evento.

Segundo Milena Seabra,  diretora de Marketing Corporativo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que realiza o evento em parceria com a DC Set Produções, explica que o Lupaluna já nasceu com uma causa. “Em 2008, a cidade de Curitiba, conhecida como a cidade ecológica passava por alguns problemas de degradação ambiental. Resolvemos, através da música, chamar a atenção dos jovens, bem como agir em defesa do meio ambiente”.

Para minimizar e compensar o impacto ambiental ocasionado pela realização de um evento de grande porte, o Lupaluna, com o respaldo de várias organizações ambientais, realiza ações práticas em defesa da natureza, além de manter dois projetos ecológicos. A organização do Festival adota uma série de medidas nos dois dias, entre elas: reciclagem do lixo gerada no evento, utilização de óleo diesel vegetal,  projeções de vídeos ambientais, disponibilização de lixeiras adequadas para a separação do lixo e o incentivo à carona solidária.

Durante e após a realização do evento, instituições parceiras especializadas na área ambiental realizam, através de análises e de relatórios periódicos, um levantamento sobre o impacto ambiental gerado pelo festival. São calculadas todas as ações que envolvem a pré-produção, produção, realização e desmontagem do evento. Essas informações possibilitam a elaboração de um plano estratégico, que tem como objetivo atingir um sistema autossustentável. Para Milena, “a viabilização na implantação desta prática serve de exemplo para outros eventos culturais que acontecem no mundo”, destaca.

Projetos Ecológicos

Além disso, o poder que os mega festivais têm de reunir milhares de jovens é usado pelo Lupaluna como o principal instrumento para fortalecer o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Por isso, desde a primeira edição existem dois projetos desenvolvidos pelo Lupaluna Ambiental: o Condomínio Ecológico e o Águas do Amanhã.

Com a adoção de reservas particulares, o Condomínio Ecológico Lupaluna compensa a emissão de gás carbônico emitida durante a organização e realização do festival. Nas duas últimas edições, áreas de mata nativa foram adotadas, e o mesmo se repetirá em 2011. Fernando Karam, proprietário da área adotada pelo Festival em 2008, destaca a importância de um festival que conscientize as novas gerações sobre a defesa da natureza. “Ou a gente cuida ou as futuras gerações nem saberão o que é uma araucária. Se tiver critérios e todo mundo cooperar com a área em questão, eu ganho, o festival ganha e principalmente, a natureza ganha e agradece”, disse na ocasião em que a área foi adotada na primeira edição do festival.

Já o Projeto Águas do Amanhã, criado em 2009 na segunda edição do Lupaluna, mobiliza a sociedade em prol da recuperação do Rio Iguaçu – um dos principais rios do Paraná, que tem um trecho ao lado do BioParque, onde acontece o evento. O rio Iguaçu é o grande símbolo de integração do Paraná.

Tendo sua nascente localizada na região metropolitana de Curitiba, o Rio Iguaçu cruza o estado rumo ao leste, gerando no curso de suas águas desenvolvimento e riqueza. “Trata-se de um projeto ousado e inovador que une a força da comunicação, a educação e a participação social para enfrentar um dos maiores problemas do nosso tempo: o mau uso da água”, ressalta a diretora de Marketing Corporativo do GRPCOM.

Transporte

Para ir até o Lupaluna e ainda participar de mais uma ação em prol da conscientização ambiental, reduzindo o número de carros na cidade, o festival contará com transporte oficial, que fará o trajeto Centro-BioParque a cada 10 minutos, das 15 horas até a 1 hora da madrugada.  Nos dias 13 e 14 de maio, ônibus sairão da Rua Barão do Rio Branco, na Praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação. Para o retorno, os ônibus sairão do BioParque entre as 21 horas e 6 horas da manhã.

Os tickets para os ônibus deverão ser comprados nas Livrarias Curitiba ou pelo sitewww.aloingressos.com.br

O valor é de R$ 8 por trajeto (a taxa de conveniência já está inclusa no preço).

Confira Programação Completa do Lupaluna:

Dia 13/05 sexta-feira

13/05: LUNASTAGE – início às 19h30

Copacabana Club

Paralamas do Sucesso e Frejat

The Cult

DJ FMZ (intervalo troca palco)

Ivete Sangalo

Charlie Brown Jr

Monobloco e Fernanda Abreu

13/05: ECOMUSIC  – início às 18h00

Banda concurso

Match

Locomotiva Duben

BNegão & Seletores de Frequência

Duo Finlândia

Tulipa Ruiz

Banda Gentileza

Otto

Charme Chulo

* DJs Funk You durante intervalos

13/05: ELETROLUNA – início às 21h00

Leo Janeiro

Bibba Pacheco

Aninha

Gui Boratto

Leozinho e Paciornick

Dia 14/05 sábado

14/05: LUNASTAGE- início às 17h30

Emicida

Fresno

Marcelo Camelo

Vanessa da Mata

D2

Capital Inicial

Sublime with Rome

Blindagem

14/05: ECOMUSIC – início às 17h00

Banda do Concurso

Os Milagrosos Decompositores

Djoa

Sabonetes

Zé Cafofinho & Suas Correntes

O Teatro Mágico

Sugar Kane

Raimundos

Supercolor

No Way

* DJs Funk You durante intervalos

14/05: ELETROLUNA – início às 20h00

Rolldabeetz

Soul Division

FERAL aka MC KINKY live

FERAL aka MC KINKY djset

DJ Sairus

Small Ewok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *